Únete a getAbstract para acceder al resumen.

Bancos Como Serviço

Únete a getAbstract para acceder al resumen.

Bancos Como Serviço

Oportunidades, desafios e riscos dos novos modelos de negócios bancários

Kogan Page,

15 mins. de lectura
7 ideas fundamentales
Audio y Texto

¿De qué se trata?

Para os pequenos bancos que precisam enfrentar um mercado em mudança, as fintech oferecem uma proposta convincente – mas cuidado com os riscos.


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável
  • Conhecimento Contextualizado
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

Embora os banqueiros e os reguladores ainda estejam descobrindo exatamente como definir o banco como serviço (BaaS), a sua onda já percorreu o setor financeiro e retrocedeu. Nesta visão geral extremamente útil para os profissionais do setor financeiro, o consultor Jason Mikula narra a ascensão e queda parcial de uma nova geração de empresas de tecnologia que visam tornar os serviços bancários mais convenientes para os clientes.

Resumo

O banco como serviço (BaaS) cria oportunidades e riscos.

BaaS se refere a uma parceria entre bancos regulamentados e empresas não bancárias que produzem algum tipo de serviço financeiro voltado para o consumidor. O conceito ainda não é muito bem definido. Uma maneira de pensar sobre isso seria a seguinte: digamos que o Uber ou a 99 dependam dos seus bancos para processar pagamentos de clientes e distribuir os ganhos aos motoristas. Isso seria apenas uma relação bancária, não um BaaS. Mas se uma das empresas de transporte compartilhado oferecesse um cartão bancário de marca privada aos motoristas e também liberasse uma conta corrente para depositar os seus ganhos, então o relacionamento passaria a ser considerado um BaaS.

O BaaS surgiu com a crescente proeminência das empresas de tecnologia financeira, ou “fintech”. As fintechs normalmente não são reconhecidas como bancos, por isso precisam fazer parceria com instituições financeiras regulamentadas para gerar negócios. Mas à medida que as fintechs amadureceram, algumas adquiriram bancos regulamentados. Esta lista inclui o Mint, que ajuda os consumidores a analisar e gerir as suas finanças, e carteiras...

Sobre o autor

Jason Mikula é editor do Fintech Business Weekly, um boletim informativo sobre o ecossistema de serviços financeiros em rápida evolução. Ele também assessora e investe em startups em estágio inicial.


Comente sobre este resumo